quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Análise de "Minha Rainha" (Aline Barros, Andreia Veiga e Angel)

Quem não se lembra do programa Xuxa Park, onde a apresentadora Xuxa Meneghel completava 10 anos de carreira, 1996, com a participação de Angel, Andreia Veiga e Aline Barros com a música-homenagem "Minha Rainha"?

Foi uma homenagem que marcou, não só pela beleza da música e emoção de Xuxa, como também pelo refrão cantado pela artista gospel Aline Barros, declarando que Xuxa era sua rainha. Muitos cristãos se chocaram com o fato, depois ele foi esquecido.

Hoje, já com o fato deixado para trás, e depois de tantos bombardeios pela mídia com simbologias, vamos analisar friamente o clipe da música e sua letra, exibido no programa Xuxa Park em 1996.

Vamos começar com a letra da música.

O que quer dizer teu nome, não existe tradução

Todos os nomes têm uma razão de ser, uma tradução, um significado, seja ele de um adjetivo à pessoa, ou à circunstância, ou a um momento específico. O Deus dos Judeus não possui um nome. Apesar de ter vários adjetivos associados à sua pessoa, como Emanuel (Deus conosco), entre outros nomes, Ele é apenas chamado "Deus". Diferentemente, em outras culturas, os deuses têm seus nomes próprios. É uma das características da supremacia das culturas monoteístas sua deidade não ter nome, por ser o Deus único e não precisar de um nome para diferenciá-lo dos outros.

Os copistas dos textos sagrados, durante centenas de anos não traduziram o nome sagrado de Deus, por achar que assim não deveriam fazer, e apenas usavam o tetragrama que o representava (IHVH ou YHVH). Como a pronúncia desse tetragrama se perdeu com o tempo, esse nome não é mais utilizado. Portanto, Deus é o nome de Deus.

Quando Jesus (Yeshua) nasceu, e durante sua vida, após sua morte e ressurreição, seu nome era conhecido como "Nome sobre todo nome", "Maravilhoso conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" entre outros. Muitos adjetivos ao seu nome.

Dizer que um nome TERRENO, como o nome de Xuxa, não tem tradução, em forma de elogio, é colocá-lo acima do Nome que é sobre todo Nome.

Uma graça de Maria fez um X na tua mão

Aqui, a letra X, inicial do nome Xuxa, é gravada na mão dela pela "graça de Maria", ou, para os católicos, "pelo poder de Maria como mãe de Deus". Neste caso, Xuxa é tida como "santa", pois foi "agraciada". Este verso torna-se uma referência à Xuxa como deusa, de forma implícita e subliminar. Forma essa que será corroborada pelas imagens do clipe que analisaremos mais à frente.


Cada dia mais amada, essa menina, essa mulher,
Cada pétala tirada vira mais um bem-me-quer


Amada, mas que tem pétalas retiradas, o que significa "dor". É como uma deusa que, apesar de ser muito amada, ainda assim tem pessoas que querem destruí-la, machucá-la. Uma analogia com Cristo.



Este é o trecho cantado pela cantora gospel Aline Barros:

Minha rainha, minha estrela encantada

"Estrela Encantada"? Quem é a estrela encantada?

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que prostravas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei; nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo." Isaías 14:12-14


Há uma figura que representa a estrela da alva: Vênus, para os Romanos, ou Sirius (cão de Orion) para os Gregos. É representada por uma estrela, e também é chamada de grande mãe, mãe da luz, deusa do amor e da paixão (Afrodite para os gregos). Sabendo disso, veja os versos seguintes:
 

Você é iluminada pelos raios da paixão
Minha rainha, fada mãe, fada madrinha
Nos teus olhos se adivinha o que diz teu coração

A quem Aline Barros está se referindo? A Xuxa, ou a Vênus? Ou ela está comparando Xuxa com a Deusa Vênus, a "fada mãe", "iluminada pelos raios da paixão"? 

Agora, veja o vídeo da música "Minha Rainha".





A primeira cena que aparece é o Sol. No Egito Antigo, o sol era cultuado como Rá, o Deus Sol, e na quinta dinastia passou a ser uma das principais divindades da religião egípcia. É ele quem aparece também no início do clipe "Bad Romance", da cantora Lady Gaga, enquanto ela canta "Rá, rá, ra-a-a...", uma evocação ao Deus Sol.

Primeira cena no clipe "Minha Rainha"

Primeira cena do clipe de Lady Gaga

Em dinastias posteriores, o deus Rá foi fundido com o deus Hórus, daí o olho de Hórus também ser conhecido como o olho de Rá.


O deus Amon, no Império Novo, também se fundiu, e ficou conhecido como Amon-Rá, o deus Sol.

Temos então uma música dedicada à Xuxa, cuja letra a louva como "fada mãe, fada madrinha", "estrela encantada", fazendo menção a Vênus, e no início do clipe aparece o nascer do Sol fulgurante, que representa Rá.

Sabemos quem o olho de Rá representa. A mesma pessoa que é representada por Vênus, ou pela Estrela da Manhã:

Lúcifer.

Logo após a aparição do Sol, é mostrada a imagem do campo de trigo ao vento. É nesse local que as cantoras Angel, Aline Barros e Andréa Veiga cantam.


 O trigo é bastante simbólico. Além de evocar a cor dourada (que aliás, o clipe inteiro evoca essa cor - dourado e amarelo), que também remete ao sol, é um elemento ritualístico. É muito usado em antigos rituais maçons, egípcios, gregos, romanos, etc.

De acordo com Helena P. Blavatsky, autora esotérica e luciferiana, o trigo é um presente da deusa Vênus ao nosso planeta. De acordo com uma antiga lenda da tribo carajás, Tahina-Can (Vênus) apresentou-se como um homem velho, para casar-se com uma moça da tribo, e como recompensa deu para os humanos o trigo como ensino e sabedoria (ensinou a agricultura). Os antigos egípcios também registraram em suas lendas que a deusa Ísis (também identificada como Vênus, a estrela) é quem ensinou os mistérios da agricultura.

As feições das cantoras são mais para uma adoração a uma deusa do que para uma homenagem a uma amiga.






Veja agora esta imagem, sutil. À frente, o rosto de Andréia Veiga vai ficando transparente, e ao fundo, uma pessoa de braços abertos, no alto do monte, contra o Sol (identificado aqui como Rá), lembrando o Cristo Redentor. Poucos segundos depois, a imagem se dissolve, e o rosto de Andréia Veiga volta a estar em primeiro plano.



E no final do clipe, para deixar a todos cientes do que realmente a música quer dizer, esta imagem:


 Andréia Veiga, primeira paquita de Xuxa, ao centro vestindo branco, cor da pureza. Aline Barros e Angel usando vermelho (cor do sacrifício), no meio de um campo de trigo, prestando adoração à deusa?


Na última cena, as cores das roupas mudaram. Agora, as três estão de mãos dadas, usando preto (o ritual foi completado), no alto de um monte, observando o olhar de Xuxa, que olha para elas do céu, ocupando o lugar do Sol, ocupando seu lugar como deusa. Uma adoração completa.

20 comentários:

  1. E ainda somos taxados de loucos e perseguidores quando divulgamos este tipo de coisa...

    ResponderExcluir
  2. Aline Barros é uma infiltrada no meio evangélico, mas eles não querem ver pois precisam estar em comunhão com o mundo.

    ResponderExcluir
  3. Tem coisa errada aí. Índios plantando trigo?!
    O trigo é um cereal do velho mundo, cara.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que foi longe demais isso ai.

    As vezes não fazemos o mal que não queremos e o bem que queremos não fazemos.... lembram?
    Será que no fundo elas quiseram fazer isso?

    E a Aline era mt jovem...
    Se olharmos ela hoje vamos ver uma pessoa totalmente dedicada a música cristã e nada mais.

    Sucesso, ganhou mt grana, é abençoada, creio que mt feliz...
    Ai pergunto
    Ela ganhou esse dinheiro por usar o nome de Jesus em vão?
    Ou por ser abençoada?

    Fica ai pra vcs pensarem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3Dqz9GBF2G-bc&h=sAQHiz3eG
      Assista a esse vídeo, vc vai ver que não é coincidência!!
      E particularmente, acho que se Deus chamou-os para louvar, cada cantor deveria ter uma profissão e não fazer de seu dom uma profissão, pq é p louvar p Deus. Não deveriam cobrar por isso. Não se vende oração, não se vende curas em nome de Deus.

      Excluir
    2. Acredito que às vezes o diabo é tão esperto que deixa a gente se dar bem pra não perceber que estamos entrando numa enorme fria!!! Esta frase foi dita no filme "Deus não está morto" e concordei muito com ela....ShaLOm

      Excluir
  5. Provérbios 6:16-19 diz: "Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos."
    Quando julgamos Aline Barros por esse fato semeamos contenda, causando um mal-estar desnecessário. Podemos nós agora julgar? Lembremo-nos de Mateus 7. Deixei DEUS julgá-la, que o detentor de todo saber e julga com sabedoria e misericórdia.

    ResponderExcluir
  6. Chega a ser ridículo o quanto vocês são bitolados... e não se abrem para o mundo aí fora!!!
    Se esconder atrás de uma bíblia e meter o pau nas ações alheias é muito simples, fácil e prático. Sai da toca e veja esse mundo de merda que vocês também estão fazendo, pois não aceitam nada além da mediocridade da doutrina de vocês.
    Falar que seguem Jesus é até vergonhoso, porque ESSE HOMEM fez tanta coisa boa e vocês fazem tantas coisas ruins, a começar por esse julgamento ridículo de 3 cantoras que fizeram uma homenagem linda pra uma pessoa querida.
    Gente, independente de ações, olhem para o coração... Jesus olhou somente o coração das pessoas e nunca os julgou ou condenou pelo que as pessoas eram ou fizeram. Vocês condenam, criticam, julgam, se acham os seguidores da verdade. QUE MERDA DE VERDADE É ESSA? A resposta sempre é a mesma! Está na Bíblia!!! Está na Bíblia!!! Nem você sabe se o que está lá é verdade!!! Você estava lá quando foi escrito (a versão original)? NÃO ESTAVA, pq senão seria uma múmia agora!!!
    Já que vocês segue Jesus como falam tanto, criem vergonha na PUTA das suas caras e vão seguir OS VERDADADEIROS PASSOS Dele. Parem de fazer análises...
    São todos um bando de recalcados que morrem de inveja de fazer o que todo mundo faz e se escondem num terninho engomado e uma bíblia adaptada para o que vocês querem ouvir. SEUS BITOLADOS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ShaLOm....Luiz qdo o mundo estiver dominado pelos iluminatis...pelos muçulmanos...já está bem pior com eles invadindo o ocidente....nos perguntaremos por que não ouvimos mais atentamente os cristãos.....

      Excluir
  7. Acredito que às vezes o diabo é tão esperto que deixa a gente se dar bem pra não perceber que estamos entrando numa enorme fria!!! Esta frase foi dita no filme "Deus não está morto" e concordei muito com ela....ShaLOM

    ResponderExcluir
  8. Aline cresceu na igreja e des de pequena canta pra Jesus isso ela já declarou mas como pode uma evangelica chamar ou canta ou se quer homenagia chuxa como rainha estranho isso um evangelico deve adoraçao a deus so mente adeus agente mostra a verdade mas ni.guem acredita encherguem ja se perguntaram por que aline esta em todos os plogramas da xuxa

    ResponderExcluir
  9. As 2 sempre juntas Xuxa ajudou ela a crescer em troca de que kkkk aline é uma farsa seus fãns a idolatram mas a verdade é que ela esta na igreja mas fez pacto com a xuxa prova pesquisem vejam o dvd pra criaças de aline os sinas de marçonaria um ritual vejam o que ela fala ao o profeta josue josue agora vou derruba a muralha debaixo do meu pé né josué uma fronta ao profeta uma pieda VC é uma farça aline se é pra fazer marçonaria saia da música gospel

    ResponderExcluir
  10. Acordem evangélicos não se enganeis pesquisem és ai a verdade

    ResponderExcluir
  11. Acordem evangélicos não se enganeis pesquisem és ai a verdade

    ResponderExcluir
  12. As 2 sempre juntas Xuxa ajudou ela a crescer em troca de que kkkk aline é uma farsa seus fãns a idolatram mas a verdade é que ela esta na igreja mas fez pacto com a xuxa prova pesquisem vejam o dvd pra criaças de aline os sinas de marçonaria um ritual vejam o que ela fala ao o profeta josue josue agora vou derruba a muralha debaixo do meu pé né josué uma fronta ao profeta uma pieda VC é uma farça aline se é pra fazer marçonaria saia da música gospel

    ResponderExcluir
  13. Aline cresceu na igreja e des de pequena canta pra Jesus isso ela já declarou mas como pode uma evangelica chamar ou canta ou se quer homenagia chuxa como rainha estranho isso um evangelico deve adoraçao a deus so mente adeus agente mostra a verdade mas ni.guem acredita encherguem ja se perguntaram por que aline esta em todos os plogramas da xuxa

    ResponderExcluir
  14. Muitas suposições, nada concreto. Vcs perdem tempo demais estudando a vida alheia e menos a palavra de Deus. Ninguém escapará do juízo, descansem em Deus e parem de levar o povo a pecar. Só Deus pode julgar.

    ResponderExcluir
  15. eu sou a fa de aline barros ela nao faz mal para ninguem.

    ResponderExcluir
  16. Deveria o homem examinar a si mesmo

    ResponderExcluir